Galera ontem eu assisti um filme massa: Sem vestígios!
Toda trama é desenvolvida em 3 âmbitos, até que tudo se encontra no desenrolar do filme: FBI (governo) + mídia + assassino. Conta a história de um garoto que teve o suicídio de seu pai transmitido ao vivo pela TV, com direito a reprises e camêras lentas. Este rapaz fica traumatizado e revoltadíssimo com a mídia sensacionalista e fria!
Em retaliação ele passa a assassinar pessoas públicas por meio de torturas diversas, tudo isso ao vivo por meio da internet. E mais, ironicamente quando mais acesso o site tem, mais rápida era a morte do refém, ou seja, os espectadores - curiosos - internautas eram os auxiliadores dos assassinatos.
Aí que entra a grande crítica do filme. Até que ponto a mídia pode ser tão indelicada com as emoções humanas? Até que ponto é natural ver escândalos virtuais? Por que a tem sido tão comum ver/assistir a catástrofes e permanecermos sem expressar emoções? Estamos perdendo a sensibilidade?
Fazendo um parâmetro com a sociedade hoje, é ou não é verdade.
Você conhece ou é alguém que tem aíh no seu celular um vídeozinho de um soldado talibã decapitando um refém? Você nunca viu, recebeu ou enviou as fotos do acidente aéreo de 2006 - 07? Você nunca recebeu fotos de tragédias? Você quis ver o vídeo da Cicarelli na praia carioca?
-> Viu só! O meio em que se vive está corrompido pela insensibilidade, as pessoas se esquecem que atrás daqueles vídeos estão seres humanos racionais, repleto de sentimentos, sonhos e medos. Só porque está na internet pode ser visto à vontade, que nem nos afetamos... Nem sentimos um pingo de dor/ afeição por aqueles corpos queimados dos desastres aéreos...
A mídia deve incentivar a visão crítica de quem a assiste/lê; e não apenas dizer que 2000 pessoas foram mortas em um atentado xiita, e depois mostrar algumas fotinhas. Depois a rede televisiva ainda ganha prêmios pela qualidade da informação. Informar não é só mostrar algo, é revelar o porquê daquele fato, porquê aquilo aconteceu...
Ter senso crítico é sobreviver em meio a um deserto de enganações, não deixando-se levar por ilusões de uma falsa paz, em oasis prestes a te matar de sede.
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios"
(Efésios 5:15)
Como assim? normal!
Postado por Felipe Oliveira às 23:01
Marcadores: Críticas, Reportagens/ Artigos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Acaba de falar tudo o que venho tentando falar para mim mesmo...
Simplismente perfeito suas palavras, irei procurar o filme.
Muito obrigado, brother
Tamu junto
Postar um comentário