A droga do Enem...


Pouco valor e muita utilidade .

Não é novidade para ninguém que o Brasil passa por deficiências quando se trata de educação, principalmente no ensino fundamental/médio público.E o enem é o método avaliativo que caracteriza isso.

O Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova tida como sendo de conhecimentos gerais, em que o interlocutor é obrigado a passar horas lendo textos imensos para responde algumas questões interpretativas, por vezes até com mínima ou nenhuma relação com a pergunta/ proposta do enunciado.

Uma prova exaustiva e que demanda mais da capacidade de interpretação e de co-relacionar fatos do que de certo conhecimento didático que realmente nos é apresentado no ensino médio. Logo, a prova deveria ser encarada como forma de avaliação psico-pedagógica, e não de exame teórico/prático dos cursos oferecidos.

Apesar de ser pouco relevante quando se trata de conteúdo didático, a prova é muito importante e valorizada por instituições e universidade, o que acaba tornando indispensável sua realização. Além disso, o próprio governo federal toma a prova como uma fonte de dados quanto à qualidade da educação no Brasil, porém os critérios de avaliação dizem respeito ao conteúdo teórico didático e não ao caráter pedagógico, que é bem mais notório na prosa.

É necessário uma reformulação da prova, tornado - a mais condizente com a realidade do ensino médio e que seja criado uma outra avaliação com um conteúdo mais pedagógico em que pode-se avaliar o formação do cidadão a partir do ensino aplicado. Todas essas reformas a fim de qualificar o ensino e melhor avaliar o aluno.


... a droga do enem é caracterizada pelo vício da educação pública brasileira em que a pedagogia fica acima do ensino real, ou seja, o pedagogo é mais valorizado que o professor! As formas de tornar o ensino mais atrativo são mais valorizados do que o próprio ensino!

Sou estudante de Colégio Público e sei o que estou falando!
Os professores desenvolvem projetos e mais projetos, às vezes o ensino/aprendizado do aluno é até deixado de lado. E na hora de prestar o vestibular.... shiii...

Um comentário:

Igor Mascarenhas disse...

O cara, é a realidade...
Li uma reportagem no G1 com depoimentos de alunos que reclamavam o ENEM, acredito que ouvir eles estão nos ouvindo....

Pelo menos temos o primeiro passo para mudar isso.

Agora, acredito que com os jovens mantendo sua posições, publicando textos inteligentes como estes, certamente conseguiremos fazer nossa parte.

Vlw pela volta
Tamu junto